Sobre o PCCMA

O programa de Ciências Básicas (Criando os Cientistas Moçambicanos do Amanhã) é um dos programas do Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional em parceria com o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano, visando responder aos objectivos da Estratégia da Ciência, Tecnologia e Inovação de Moçambique (ECTIM), que dentre as áreas prioritárias, destaca a Educação.

Nesta área estratégica, destaca-se a necessidade do aumento do número de graduados em Ciências e Tecnologia, o melhoramento das condições dos laboratórios existentes e a grande falta de professores de Matemática e de Ciências.

Esta situação obriga a que iniciativas sejam levadas a cabo, com vista a uma inversão do actual estágio das Ciências e Tecnologia, no nosso País.

A visão do Ministério da Ciência e Tecnologia para a Ciência Tecnologia e Inovação:

O direito de acesso a todos os moçambicanos na disponibilização e utilização equitativa da ciência, tecnologia e inovação com vista a acelerar a redução da pobreza, a geração da riqueza e a melhoria do seu bem-estar;

é materializada através de 10 objectivos estratégicos.

O programa Criando os Cientistas Moçambicanos do Amanhã ou simplesmente Programa de Ciências Básicas, engloba a Matemática, a Biologia, a Física e a Química, está inserido, no objectivo estratégico 6:

Promover o desenvolvimento dos recursos humanos a todos os níveis, nas áreas de ciência, tecnologia e inovação, particularmente, no programa a médio termo: Apoio ao desenvolvimento da capacidade e melhoria das infra-estruturas da ciência e tecnologia no sistema nacional de educação geral e técnico profissional.

Este programa visa identificar e formar jovens estudantes com talento nas escolas, e preparara-los para o prosseguimento dos estudos ou a ingressar no mercado de trabalho nas áreas de matemática, ciências e tecnologia, por forma a construir um corpo de cientistas, engenheiros e tecnólogos para Moçambique.

O programa é financiado pelo Banco Mundial e teve o seu início em 2006 e na sua fase inicial esteve em seis(6) escolas secundárias sendo duas ligadas ao Centro Regional de Ciências e Tecnologia (CRCT) do Norte, duas ao CRCT do Centro e duas ao CRCT do Sul sob a coordenação dos delegados de cada um dos CRCT's. Hoje conta com mais de 500 escolas onde estão estabelecidos clubes de ciência, envolvendo todas províncias do país.

coordenadora do projecto

Coordenadora do PCCMA