Sobre o PCCMA
O programa de Ciências Básicas (Criando os Cientistas Moçambicanos do Amanhã) é um dos programas do Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional em parceria com o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano, visando responder aos objectivos da Estratégia da Ciência, Tecnologia e Inovação de Moçambique (ECTIM), que dentre as áreas prioritárias, destaca a Educação.
Nesta área estratégica, destaca-se a necessidade do aumento do número de graduados em Ciências e Tecnologia, o melhoramento das condições dos laboratórios existentes e a grande falta de professores de Matemática e de Ciências.
Esta situação obriga a que iniciativas sejam levadas a cabo, com vista a uma inversão do actual estágio das Ciências e Tecnologia, no nosso País.
A visão do Ministério da Ciência e Tecnologia para a Ciência Tecnologia e Inovação:
O direito de acesso a todos os moçambicanos na disponibilização e utilização equitativa da ciência, tecnologia e inovação com vista a acelerar a redução da pobreza, a geração da riqueza e a melhoria do seu bem-estar;
é materializada através de 10 objectivos estratégicos.
O programa Criando os Cientistas Moçambicanos do Amanhã ou simplesmente Programa de Ciências Básicas, engloba a Matemática, a Biologia, a Física e a Química, está inserido, no objectivo estratégico 6:
Promover o desenvolvimento dos recursos humanos a todos os níveis, nas áreas de ciência, tecnologia e inovação, particularmente, no programa a médio termo: Apoio ao desenvolvimento da capacidade e melhoria das infra-estruturas da ciência e tecnologia no sistema nacional de educação geral e técnico profissional.
Este programa visa identificar e formar jovens estudantes com talento nas escolas, e preparara-los para o prosseguimento dos estudos ou a ingressar no mercado de trabalho nas áreas de matemática, ciências e tecnologia, por forma a construir um corpo de cientistas, engenheiros e tecnólogos para Moçambique.
O programa é financiado pelo Banco Mundial e teve o seu início em 2006 e na sua fase inicial esteve em seis(6) escolas secundárias sendo duas ligadas ao Centro Regional de Ciências e Tecnologia (CRCT) do Norte, duas ao CRCT do Centro e duas ao CRCT do Sul sob a coordenação dos delegados de cada um dos CRCT's. Hoje conta com mais de 500 escolas onde estão estabelecidos clubes de ciência, envolvendo todas províncias do país.

Coordenadora do PCCMA