Os Facilitadores

O Facilitador tem um papel fundamental na implementação do PCCMA, pois, é este que dedica algum tempo de forma voluntária, para juntamente com estudantes aprender, pesquisar, idealizar e montar experiências utilizando o método científico, laboratórios, como forma de explorar na prática conhecimento científico, explicar fenômenos naturais ou teorias aprendidas na escola. São muitos destes professores de instituições de ensino secundário geral, ou técnico profissional, embora não haja impedimento para que pessoas não ligadas a Educação Formal.

O PCCMA anualmente promove formações, com vista a capacitar professores e demais interessados em matéria de estabelicmento de clubes de ciência e robótica, projecção e montagem de experiências, ferramentas e formas de abordar de uma forma mais prática os conhecimentos científicos; aproveitando-se da entrega e vontade destes professores para difundir ainda mais o programa e formar os cientístas moçambicanos do amamhã.

A tabela a seguir ilustra o número de facilitadores envolvidos ao longo dos anos.

Todos os facilitadores trabalharam sem qualquer pagamento, com alguns incentivos como os prémios, a participação em capacitações nacionais e internacionais. Hoje os professores envolvidos no Programa com a experiência dos clubes de ciência e robótica, conciliam as aulas teóricas na sala de aula com a componente prática adquirida nos clubes. Para além dos alunos eles também desenvolveram o seu próprio pensamento matemático, trabalhando primeiro sobre os próprios problemas.