Clubes de Ciência
Clube de Ciência é o espaço onde os alunos, professores e demais interessados têm a oportunidade de desenvolver conhecimentos lógicos, abstractos e práticos de matemática, de ciências naturais e de outras ciências usando materiais locais e kits de ciências, de informática e robótica, por meio da utilização de softwares com base no uso de computadores. Não diz respeito a um lugar físico, mas ao grupo de pessoas que se unem com o propósito de estudar ciência.
Os Clubes são criados por um professor (facilitador), que convida os alunos que demonstrem interesse ou potencial. O clube pode envolver alunos de uma turma, de algumas turmas de uma escola, ou mesmo alunos de diversas escolas. Os alunos organizam-se em clubes dependendo da sua vocação, isto é, o aluno pode juntar-se ao clube(s) de Ciências, de Biologia, de Química, de Informática ou Robótica, de acordo com a sua inclinação ou interesse. No início do novo ano lectivo, os clubes são reciclados, alguns alunos mudam de escola, residência para fazer parte de outros clubes.
Guião para sessões do clube de ciências
Nos clubes de ciência os alunos são introduzidos ao método ciêntifico, e vão implementando alguns projectos como forma de ter uma visualização prática na exploração de conceitos científicos, o manual abaixo serve para guiar o professor os alunos a introduzir o método científico e realizar algumas experiências.
Manual Método Científico e Demonstrações Científicas
O trabalho nos clubes constitui ao de educação não formal, no sentido de que o trabalho dos alunos nos clubes não serve para atribuição de nota na escola, ou para sua aprovação, embora como já foi verificado, tem grande impacto no desempenho deste na escola, pois as actividades desenvolvidas pelos alunos nos clubes estão voltadas para o aluno, querendo dizer que o aluno é o centro da aprendizagem, ele por si só, identifica o problema, investiga, desenvolve um projecto de pesquisa, e busca soluções sob a orientação e supervisão de um professor. Este modelo usado encarrega o professor a tarefa de moderação e cabe ao aluno a participação activa, a aprendizagem esta centrada PBL (aprendizagem baseada na resolução do Problema). De referir que é um grande desafio, tendo em conta que este modelo acarreta muito investimento, na produção de actividades e equipamentos em quantidade e qualidade para sustentabilidade dos clubes. Para a garantia do funcionamento dos clubes, incentiva-se o uso de materiais locais, para além dos kits de ciências, o que tem sido um sucesso.
A tabela e gráfico a seguir mostram a evolução em termos de clubes de ciência e robótica no país: